domingo, 16 de setembro de 2012

Desenhos...

Desenhos que nos fazem pensar

- Se tivesse havido a visão necessária para manter algumas pérolas da nossa cidade como por exemplo o convento dos Remédios ou a traça antiga do Largo dos Penedos e outros arruamentos.
- Se houvesse um plano de salvaguarda do património que obstasse à construção de edifícios de volumetria desmesurada e de manifesta falta de qualidade construtiva e arquitetónica, em áreas sensíveis da nossa cidade;
- Se o interesse público, tão ausente dos políticos que governam a nossa cidade, se sobrepusesse à política do cimento e do "faz e desfaz" que apenas alimenta o interesse de uns quantos privados.
- Se tivesse havido, nos tempos recentes, um plano urbanístico, para décadas, para tornar Braga uma cidade histórica e moderna, salvaguardando a memória e história desta cidade e do seu povo, conciliando a defesa do património com o crescimento equilibrado e harmonioso de todo o concelho.  
- Se algum do dinheiro desbaratado pela autarquia em obras de fachada, fosse canalizado para a recuperação de muito do património da nossa cidade em riscos de se perder definitivamente... ou para retificar, da forma possível, muitos dos erros já cometidos.

Por isso aqui deixo estes desenhos que retratam a Braga de outros tempos, que me parece, alguns deles, não serão muito conhecidos:


















Sem comentários:

Enviar um comentário