sábado, 7 de janeiro de 2023

A história de Braga contada pelos calendários de bolso (XIX) - Casa Eden

  Quem for ao endereço http://www.aspa.pt/entreaspas/ea20040628.htm encontra um belo artigo  elaborado pela associada da ASPA, Irene Marado Moreira, sobre a desaparecida Casa Eden, prestigiado estabelecimento comercial da Rua do Souto.

   Volvidos quase 20 anos da sua redação, vale a pena ler com atenção, pois nesse artigo está feito o resumo dessa casa.

    Também num dos primeiros artigos deste blog sob o título "Memória Comercial" foi aqui mostrado o papel utilizado para embrulhar as peças vendidas, quando o plástico ainda não dominava totalmente e o embrulhar vencia o ensacar. 

    Quando na Rua do Souto existiam as livrarias Pax, Globo, Gualdino e ainda muito perto a livraria Augusto Costa, à entrada no largo Barão de S. Martinho, ou a livraria Victor na rua dos Capelistas ou ainda a livraria Cruz na Rua D. Diogo de Sousa, era costume no início de qualquer ano letivo, ver dezenas de estudantes calcorreando essas ruas "mendigando" um horário, ou seja, um cartão onde pudessem marcar os dias, as aulas e as salas onde estas iriam ocorrer, que se repetiriam ao longo das várias semanas.

    Curioso que a Casa Eden, apesar de não ser uma livraria, talvez por se situar na Rua do Souto, também se tenha associado a essa demanda.

    Trago aqui apenas uns singelos calendários da Casa Eden:













Sem comentários:

Enviar um comentário