domingo, 13 de março de 2016

Braga, na segunda metade do sec XX... história contada por Calendários de bolso (1)

Através dum simples calendário de bolso também se pode construir a história de uma cidade.
Cafés, hotéis, restaurantes, padarias, pastelarias, tabacarias, colectividades, instituições, etc... costumam editar anualmente um simples calendário de bolso para serem lembrados ao longo do ano.
Essas entidades têm por regra algo que os distingue, que os identifica mais facilmente ( pode ser a localização perto de algum monumento, a referência aos serviços que prestam, o produto que comercializam, etc) e isso é interessante porque acaba por ser uma forma de se darem a conhecer ao mundo, escolhendo a sua imagem de marca.
Pois bem, vou começar a colocar aqui algum desse material (apenas anterior ao ano 2000)  e aproveitar para  mandar também os meus "bitaites".


Começo pela escola Alfacoop que, em 1989, editou um conjunto de calendários muito interessantes, apresentando desenhos de edifícios/monumentos situados na sua principal área de influência (área circundante de Ruílhe).


 








Estes pertencem ao concelho de Braga, mas os seguintes, são referentes a freguesias dos concelhos limítrofes e perto de Ruílhe os quais pela sua beleza e/ou carácter didáctico, também merecem a nossa atenção:









E assim, meio a brincar se dá um bom contributo para promover e dar a conhecer alguns aspectos da nossa terra. Parece-me que foi uma escolha acertada.
Fizessem o mesmo outras instituições, dando a conhecer as pequenas/grandes coisas que conhecem e que os bracarenses, na sua maioria, desconhecem (ou pelo menos não pararam um pouco para apreciar e valorizar). Fica o repto.


---------------------------------------------------------------

Falemos agora de escolas de condução. Por volta de 1970/1980, não era fácil tirar a carta de condução. Era costume esperar imenso tempo para se obter o papelinho que nos habilitava a conduzir. Em Braga, havia três escolas: A Escola de Condução Bracarense Serra, a Escola de Condução Sameiro e a Escola de Condução Ribeiro ou Vimaranense, e por sinal todas situadas na Avenida da Liberdade. Muitos candidatos, mas escolas, poucas. Nada como hoje... Se perguntarem a alguém com mais de 50 anos de idade, onde tirou a sua carta, a resposta será muito provavelmente uma destas escolas.
A Escola de Condução Sameiro, na sua página da "internet" refere ser a escola mais antiga da cidade de Braga (alvará nr. 61 a nível nacional) e aponta o ano de 1956 como o ano do seu início. Mas a Escola de Condução Bracarense de João Serra, também refere o 60.º aniversário, ou seja, nasceu igualmente em 1956.  A Escola de condução Ribeiro fala em 59 anos, e segundo refere terá nascido na Rua do Castelo em 25 de Maio de 1956 e posteriormente mudado para a avenida da Liberdade (por cima do Kurika, alguém se lembra do Kurika?), onde ainda hoje se encontrará.
1956 terá sido assim o ano em que se regulamentaram as escolas de condução, abandonando-se o sistema antigo de aprendizagem, o qual tornava cada condutor um potencial instrutor na medida em que permitia que um candidato a encartado conduzisse um carro com um encartado ao lado e desse forma se fosse preparando para se submeter a exame de condução.


A escola de condução Bom Jesus surge em 1985 (na Escoura), já no virar de página, ou seja já no momento da proliferação generalizada das Escolas de Condução, sendo esta a primeira da nova vaga.

 De algumas destas escolas, podemos ver alguns dos calendários que editaram:



Vê-se também que o início da "Serra" foi na Rua dos Chãos e só depois terá passado para a actual Avenida da Liberdade.
Curioso ainda o calendário editado em 1970, em grosso alumínio, podendo funcionar como régua (no verso fazia publicidade à estação de serviço S. Vitor).









Consultando o site do IMTT, podemos ordenar por antiguidade as escolas de condução a operar no concelho de Braga:
61 - Central do Sameiro
62 - Ribeiro 
97 - Bracarense
504 - Bom Jesus
525 - S. Marcos
653 - A Minhota
689 - O & S
690 - Santa Tecla
735 - Olivolante
745 - Didática
748 - Bela Vista
774 - Bracarense Universitária
839 - Zé Ferreira
926 - Bom Jesus (Lomar)
1030 - Tadim
1054 - Quinta das Fontes
1197 - UM
1205 - Braguesa
1210 - Celeirós

E assim, se fez parte da história do ensino da condução na cidade de Braga.



 



















































.

Sem comentários:

Enviar um comentário