terça-feira, 5 de setembro de 2017

Braga, na segunda metade do sec XX... história contada por Calendários de bolso (2)



O assunto que me traz aqui tem a ver com o universo livreiro desta cidade há cerca de 50 anos atrás.
Quando começavam as aulas (normalmente no início de Outubro) havia uma movimento estudantil bastante curioso em torno das livrarias,  Não é propriamente a aquisição de livros a que me refiro, mas sim a procura, ou pedincha, de horários. Nesta época, era normal, por exemplo, ver-se a Rua do Souto, cheia de rapaziada que, em todas as livrarias, pediam um horário.
Por isso acaba por ser fácil falar sobre as nossas livrarias da época.

Falemos hoje da Livraria Victor e o que os calendários nos dizem desta livraria:

Do calendário de 1962 ficamos a saber que esta livraria nasceu em 1947.
A livraria situava-se na da Rua dos Capelistas, onde se manteve até ao momento em que o edifício foi demolido para dar lugar ao Centro Comercial Santa Bárbara ( é verdade que o aspeto da Rua Justino Cruz, nas traseiras da Rua dos Capelistas não era muito favorável e era necessário fazer qualquer coisa, no entanto parece que a solução encontrada não terá sido a melhor).
A designação que acompanha esta livraria é "Centro Cultural do Minho". E evocam-se 15 anos aos serviço da CULTURA...
 

Do calendário de 1963 e dos seguintes retira-se que o símbolo utilizado para identificar a livraria era um farol (pretenderia guiar a CULTURA dos bracarenses?) . 

 

Em 1970 ainda consta apenas o estabelecimento na Rua dos Capelistas, mas no calendário de 1972 nota-se que existe agora uma filial na atual Rua 25 de Abril, precursora da livraria Oswaldo Sá. Parece haver uma tentativa de aproximação ao liceu D. Maria II.
Essa filial terá sido inaugurada portanto entre 1970 e 1972 (aliás o calendário de 1972 pretende mesmo informar a sua localização).
 


 























Em  1979 aparece uma nova filial, na Rua Conselheiro Januário, na sequência da suposta aproximação aos estabelecimentos de ensino, desta feita junto ao Sá de Miranda.
 

 
 Dos calendários de 1981 e 1982  retira-se que a Oswaldo Sá terá surgido em 1982, ficando a Livraria Victor apenas com os estabelecimentos na Rua dos Capelistas e na Conselheiro Januário, situação que se manteve pelo menos até 1985. E o farol continua...

 
 
E a confirmar, em 1982, surge o 1.º calendário da Oswaldo Sá, no mesmo preciso local ...
 
  
 


Em 1985 a Livraria Victor ainda com dois estabelecimentos, opta por uma série de calendários mais juvenis:

 








Depois do camartelo da Rua dos Capelistas, a livraria Victor ainda ficou alguns anos em frente ao Sá de Miranda, até desaparecer... 
Voltarei a falar de outras livrarias, mas sem que antes aconselhe os mais curiosos que procurem conhecer algo sobre o criador desta livraria,  Dr. Victor de Sá. 
 
 

1 comentário:

  1. Estive a ver uma foto de 1944 onde se pode constatar que no prédio da Rua dos Capelistas onde julgo se encontrava a Livraria Victor se encontrava uma casa chamada "Papelaria Peixoto", o que não desmente o facto da Livraria Victor ter nascido em 1947.

    ResponderEliminar