sexta-feira, 20 de março de 2020

A história de Braga, contada por calendários (XII)

Estava a reservar o tema da "Saboaria e Perfumaria Confiança" mais para o fim (esperando que pudesse aparecer alguma boa surpresa, no meio da saga digitalizadora; já lá vão mais de 14.500 e a expectativa é que a totalidade de digitalizações se aproxime das 20.000 - falta pouco).
Mesmo correndo o risco de aparecer algum calendário mais valioso, não consegui esperar.
E a razão que me fez "atacar" já foi o facto de ter lido o livro de Nuno Coelho, "Uma história de Confiança" que muito me agradou e que desde já recomendo a qualquer bracarense:

Assim, decidi assinalar este facto, apresentando os poucos calendários que, até este momento, se me depararam. 
O facto da Confiança ter tido, durante muito tempo, uma tipografia própria, seria expectável a existência de inúmeros calendários alusivos aos seus produtos, o que me faz acreditar que ainda possam aparecer.
Da leitura do referido livro, uma das coisas que me aprouve registar, no que toca à Confiança, foi que se trata realmente de uma empresa com uma rica história e que conseguiu chegar até aos nossos dias, com um percurso que teve momentos muito interessantes, tendo presente uma consciência social digna de ser registada. Ficou demonstrado que é possível obter bons resultados, valorizando o operário enquanto pessoa que tem a sua vida própria, as suas necessidade, etc. 
Para além disso, outro elemento digno de realce e que constituía quase uma imagem de marca, durante muitos anos, todo e qualquer produto por si fabricado, identificava sempre Braga, como local de produção, fosse qual fosse a entidade para a qual o produto fosse produzido.
Era eu miúdo e recordo-me perfeitamente quando, numa qualquer pensão ou hotel do nosso país, distante da nossa cidade, fui confrontado com um mini sabonete onde constava o nome do hotel e a menção "Confiança - Braga" e o efeito que isso em mim produziu: um orgulho enorme, ver o nome da nossa cidade ali tão perto. Já não tenho a capacidade de identificar onde foi, mas o efeito não esqueceu.  
A polémica que tem envolvido o belo edifício fabril onde durante muitos anos funcionou, e que marcou uma época, torna mais oportuna esta publicação, fazendo votos para que as entidades responsáveis sejam capazes de preservar este espaço, dando-lhe a utilidade adequada, sem desvirtuar o essencial. Acredito que haverá gente capaz para o fazer, prestando desde já o meu tributo àqueles que têm lutado por isso mesmo. 
Quanto aos calendários a apresentar, são relativamente recentes, alusivos a produtos da empresa, pelo que poderão não causar grande impacto, mas fica a promessa de actualização deste "post" logo que surja algo mais curioso (calendário ou não). Vai aparecer...


 
 




Sem comentários:

Enviar um comentário