domingo, 16 de maio de 2021

Braga em cromos - II - Maravilhas de Portugal

Na sequência da emissão anterior, trago aqui hoje a bela coleção de cromos "Maravilhas de Portugal", editada em 1963, pela editorial IBIS e que nos dá uma ligeira "pincelada" dos pontos mais interessantes de natureza monumental, em Portugal.


Sobre Braga, o primeiro cromo debruça-se sobre o Sameiro. Aquilo que surpreende nesta imagem é ausência de imagens nos pedestais na entrada do recinto. 


O segundo cromo é sobre o Bom Jesus, numa imagem já típica desta estância: 


O terceiro cromo é da Sé de Braga, outro ex-libris da cidade de Braga.


Finalmente, surge a igreja de Santa Maria Madalena, no limite da fronteira entre Braga e Guimarães, com a sua escadaria voltada para a cidade de Braga e que, juntamente com o Bom Jesus e o Sameiro, integra o que já foi designado o"Triângulo Turístico de Braga".


Numa coleção de 260 cromos e onde Lisboa tem uma absoluta predominância, poderia ter havido espaço para incluir algo mais da cidade de Braga. No entanto, aceita-se o critério, atendendo ao facto de se tratar de uma coleção de cromos que obviamente não pode ter um número exagerado de cromos e que naturalmente teve de integrar parte de um vasto património também existente por esse país fora... 

As referências junto de cada imagem pretendem dar uma visão geral do monumento, sobre os quais haveria muito mais a dizer. Mas no geral, satisfazem a função...

Uma coleção de consulta, muito agradável...

Sem comentários:

Enviar um comentário