sábado, 18 de dezembro de 2021

A história de Braga contada pelos calendários de bolso (XV) e outros colecionáveis (II)

    Malas Ferreira


    Inspirado pelo belo artigo que o meu amigo Sr. Fernando Mendes, prestigioso associado da Braga +, há tempos publicou no jornal Diário do Minho, sobre a "Indústria das malas Ferreira", venho eu também contribuir um pouco para realçar a notoriedade desta que foi uma muito conceituada e prestigiada casa bracarense.

    Retira-se que, de forma muito resumida, a "Malas Ferreira", por iniciativa de Francisco José Ferreira, terá começado a sua atividade fabril em 1929, na Rua Júlio Lima, posteriormente na Rua do Souto em 1939 e em 1952 instalando na Rua da Infantaria 8, uma unidade fabril de dimensão considerável permitiu-lhe alcançar uma posição muito importante no sector. Desta fábrica, considero eu, a generalidade dos bracarenses terão ainda essa recordação - em simultâneo com a loja que manteve na Rua do Souto.

    A "Malas Ferreira" terá sido a fábrica pioneira que mais impulsionou o sector na cidade de Braga, mas que infelizmente, com as alterações do mercado e forte concorrência, acabou, também ela, por  não resistir. 

    Curiosos são alguns dos testemunhos que no Facebook e no grupo "Memórias de Braga - Roteiro histórico e monumental" se encontram, sejam de familiares, trabalhadores ou de outras pessoas que lidaram e conheceram esta conceituada fábrica bracarense, que realçam ajudando, desta forma, a que a memória não se apague.

    Não pretendo pois repetir o muito, que ainda é pouco seguramente, que por eles foi dito, mas o meu contributo é apenas de deixar aqui mais um calendário (recordo-me de concursos na TV, nos anos 70/80 em que um dos produtos que os concorrentes podiam ganhar era precisamente uma "mala Deldy, oferta das Malas Ferreira de Braga" ) que promovia talvez o seu produto mais conhecido. 

    Infelizmente nunca consegui apanhar nenhum dos belos, criativos e originais calendários editados para o ano de 1959, dos quais, o Sr. Renato Córdoba apresentou a imagem de um exemplar, naquele grupo facebookiano. 

        Para além deste pobre calendário, deixo a seguir a imagem de um alfinete da casa.

     



    Julgo ainda que o pin, a seguir apresentado, também diz respeito à "Malas Ferreira" e será eventualmente possível presumir até que poderia ser este o símbolo que constaria das malas produzidas - mas talvez algum leitor possa confirmar, ou não, tal situação:



Sem comentários:

Enviar um comentário