sexta-feira, 11 de novembro de 2022

PALAVRAS e expressões de Braga e do Minho II

Hoje surgiu-me a palavra "bichaneira" ou "bichaneiro". 

Analisando o sentido dado à palavra nos diversos dicionários online e em que medida e numa perspetiva de procurar perceber porque é que, nós bracarenses, adotamos essa palavra, a leitura que faço é a seguinte:

"Bichanar" é falar baixo, quase em segredo, em surdina, de acordo com algumas definições.

Poderá estar aqui a explicação para que o termo "bichaneira" ou "bichaneiro", aqui em Braga tenha evoluído por isso, no sentido, porventura algo depreciativo até, de identificar alguém que é um grande frequentador da igreja (muitas vezes de fortes convicções) e que poderá andar ou não, muito perto do clero de forma até aparentemente um pouco exagerada.

Poderá por isso ser normal ouvir, em qualquer rua de Braga, ou do Minho, alguém referir-se a alguma pessoa dizendo: Fulana é uma bichaneira, passa a vida "enfiada"na igreja.

Para além do termo também ser usado quando se pretende identificar alguém que, quase em surdina, em cochicho, fala da vida alheia, criando intrigas ou mexericos, parece-me que a melhor definição se situará mesmo na definição anterior.

Concordam? E já agora, será que podemos considerar uma palavra com uma definição e utilização própria bracarense/minhota?


bi·cha·nei·ra


(bichano + -eira)

nome feminino

[Popular]  Abertura ou registopor meio do qual os padeiros regularizam o calor do forno.


"bichaneira", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/bichaneira [consultado em 11-11-2022].

bi·cha·nar 

Conjugar

(bichano + -ar)
verbo intransitivo

1. Falar em voz baixaciciando as palavras.

verbo transitivo

2. Revelar segredo ou mexerico em voz baixa.


Sinónimo Geral: COCHICHARSEGREDAR


"bichanar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/bichanar [consultado em 11-11-2022].

Sem comentários:

Enviar um comentário