quinta-feira, 23 de agosto de 2018

A história de Braga contada por calendários de bolso (8) - Campo das Hortas (Restaurante Cruz Sobral)

Braga e toda a região minhota sempre foi conhecida pela excelência da sua gastronomia.
O Campo das Hortas, sendo a primeira praça com importância que se depara para quem chega a Braga vindo da estação de caminhos de ferro, sempre foi um lugar privilegiado para a instalação de restaurantes.
Hoje vou falar do Restaurante Cruz Sobral. A partir dos calendários de bolso, vou "ler" aquilo que estes nos poderão contar.
Rezam as crónicas "internéticas" que o restaurante teria iniciado em 1926 pela mão de António Alves da Cruz.
Depois ter-lhe-á sucedido a sua filha Maria da Graça Cruz, que entretanto terá casado com o ex-jogador de futebol do Sporting Clube de Braga, Claudionor Sobral.
Recentemente, estará a ser explorado pelo filho deste e seus descendentes.

De entre os calendários disponíveis, podemos apreciar o de 1968, em que o restaurante apenas se chama "O Cruz", o que significará que, nessa data, a gerência ainda não teria passado para a família Sobral ( D. Maria da Graça Cruz + Claudionor Sobral)
 





 Depois em 1969, curiosamente, aos calendários impressos (iguais ao do ano anterior) foi acrescentado manualmente (presumivelmente pelos proprietários) a palavra Sobral, o que de alguma forma indicia que terá sido neste ano a mudança de nome e de gerência.


 Pelo menos, a partir de 1975 e até 1980 os calendários editados têm o seguinte aspecto, já com a designação Cruz Sobral


 
 

  •  
  • Após 1981 e até 1985 o aspecto dos calendários mudou, passando a ser o seguinte (o que pode pressupor que tenha havido alguma alteração, como por exemplo a criação de alguma sociedade, situação normalmente associada a novas ideias) 

 
 

 
 Após 1986, muito provavelmente, já associado à nova exploração por parte do filho de Claudionor Sobral, são editados novos calendários, com novo sentido estético, muito mais consentãneos com a nobreza do local onde o restaurante se encontra inserido. 
 

 

 

Ficará, no entanto, para alguém mais esclarecido e conhecedor, a tarefa de contar a verdadeira história de um dos mais conceituados restaurante da cidade Braga.
Se a publicação destes exemplares, ajudar a explicar ou a perceber alguma coisa sobre a história desta casa, então já valeu o esforço...

  

Sem comentários:

Enviar um comentário